Entre suas atividades: Fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce
O que é zinco quelato?
Zinco é um mineral muito importante para a saúde, já que tem participação em uma série de atividades do organismo, como na manutenção das funções do cérebro e do sistema imunológico, na formação de proteínas, entre outros.
O zinco é encontrado em diversos alimentos, como: ostras, carne bovina, cereais integrais, leguminosas e oleaginosas. Entretanto, quando o consumo desse mineral não é suficiente ou em outros casos específicos, como cirurgia bariátrica e gravidez, uma boa solução é a suplementação.
Geralmente, a suplementação é de zinco associado a um aminoácido, melhorando assim a sua absorção pelo intestino e recebendo o nome de zinco quelato.
Benefícios do zinco quelato para a saúde
- Fortalecimento do sistema imunológico
Um dos principais benefícios do zinco é em relação ao fortalecimento do sistema imunológico. Isso acontece porque esse mineral participa do desenvolvimento e da manutenção de células que protegem o organismo de doenças.
- Auxilia na prevenção da diabetes
O zinco quelato tem papel importante tanto na produção, quanto no armazenamento e na liberação de insulina no organismo e, desta maneira, atua na prevenção do diabetes tipo 2 e também da resistência à insulina.
- Ajuda em uma melhor cicatrização
Com ação antioxidante e anti-inflamatória, o zinco quelato atua melhorando o processo de cicatrização de feridas, cirurgias e do pé diabético. Também vale dizer que o mineral melhora a adesão do colágeno na pele, o que também contribui para uma pele mais elástica, saudável e firme.
- Zinco quelato para prevenção do envelhecimento precoce
Para uma pele mais uniforme, elástica e com menos rugas e linhas de expressão, o zinco quelato pode ajudar. Este mineral ajuda na saúde da pele combatendo o excesso de radicais livres, que são um dos causadores do envelhecimento.
- Aumento da massa muscular
Para atleta e praticantes de atividades físicas, o suplemento de zinco quelato também é bastante indicado, já que estimula o rendimento e o desempenho nos treinos, o que pode resultar no aumento de massa muscular.
- Melhora a memória e as funções cognitivas
O zinco quelato também tem seu papel importante na manutenção das funções cognitivas, protegendo as células do sistema nervoso contra radicais livres, aumentando o foco e a memória. Além disso, o zinco também atua no processo de aprendizado.
- Para o tratamento de espinhas
Para o tratamento de espinhas, o zinco quelato também pode ser indicado, já que possui propriedades anti-inflamatórias, que fazem com que o processo de cicatrização da acne seja mais rápido.
- É importante para o desenvolvimento do bebê
O zinco é um mineral muito importante para a formação e o desenvolvimento do bebê, seja na gestação ou durante o seu crescimento.
- Ajuda no fortalecimento do cabelo
Para a saúde do cabelo, o zinco também é muito importante. Ele fortalece o cabelo e evita a queda capilar.
Quais alimentos possuem zinco?
Existe uma série de alimentos que possuem zinco e que você deve incluir na sua rotina alimentar, como: ostras, carne bovina, frutos do mar, amendoim, cereais integrais, chocolate amargo, sementes de linhaça, camarão, gema de ovo, leite integral, castanha de caju, feijão, entre outros.
Qual a recomendação diária de zinco?
A recomendação diária de zinco vai depender de uma série de fatores, como, por exemplo, idade, sexo, se passou por uma cirurgia recentemente, se possui alguma doenças pré-existente, entre outros.
No geral, a dose diária recomendada para homens de 14 anos de idade em diante é de 11g. Já para mulheres 9g para a faixa etária de 14 a 18 anos e 8g para 18 anos em diante.
Por que tomar suplemento de zinco quelato?
Existem diversas razões para a suplementação de zinco quelato, mas é sempre importante falar sobre a relevância da indicação e do acompanhamento médico ou do nutricionista. É o profissional que poderá avaliar as características de cada pessoa antes do início da suplementação.
Entre algumas razões pelo qual a suplementação de zinco quelato pode ser indicada está o aumento da imunidade e o estímulo das funções do metabolismo, fazendo com que o organismo fique mais protegido de doenças diversas.
O suplemento também é muito indicado para quem possui uma alimentação pobre em zinco e que pode acabar sofrendo as consequências dessa deficiência. Além disso, o zinco também é muito indicado para o tratamento de algumas doenças, como doença de Crohn, diarreia intensa e persistente, entre outros.
O zinco quelato também pode ser indicado para a prevenção do envelhecimento precoce, para o aumento de massa muscular e até mesmo para o fortalecimento do cabelo.
Independente do motivo, a suplementação precisa de indicação e acompanhamento médico para que assim consiga cumprir a sua função com êxito.
Quais os sintomas em caso de deficiência ou excesso de zinco no organismo?
A deficiência de zinco pode acontecer por diferentes motivos, como doenças renais, por exemplo. Geralmente, a falta de zinco no organismo leva ao surgimento de sintomas como dificuldade de cicatrização, queda de cabelo, alterações no paladar, alterações no olfato, perda de massa muscular, perda de apetite, diarreia, dificuldade cognitiva, entre outros.
Já em caso de excesso de zinco no organismo, os sintomas são: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor de cabeça, dor de barriga, sono, entre outros. O excesso de zinco é prejudicial a saúde, diminuindo também a absorção de outros nutrientes, como ferro e cobre.
Em caso de deficiência de zinco no organismo, a suplementação é uma alternativa muito recomendada. A consulta médica é indicada antes da suplementação, de modo que sejam avaliadas as características individuais de cada pessoa, como necessidades nutricionais, idade, estado de saúde, entre outros.
Como saber se o suplemento de zinco quelato é de qualidade?
A melhor maneira de garantir qualidade em seus suplementos é procurar por fabricantes e revendedores que tenham boa reputação e que tenham alto padrão de qualidade, o que vai interferir na eficácia do suplemento.
Deixe um comentário