Início » Blog » Vitamina C – O que é e quais os benefícios

Vitamina C – O que é e quais os benefícios

Poderoso antioxidante para saúde da pele e fortalecimento do sistema imunológico

O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, é um poderoso antioxidante e fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, atua como estimulante para a absorção do ferro em alimentos.

A vitamina C é encontrada em uma série de alimentos, como abacaxi, limão, kiwi, tomate e brócolis. Entretanto, quando as taxas da vitamina estão baixas devido a diversos motivos, como baixa ingestão de alimentos que contenham a vitamina ou outros objetivos específicos, o suplemento é uma alternativa altamente recomendada.

São diversas as consequências de baixos níveis de vitamina C, como o surgimento de escorbuto, que é uma doença que pode causar cansaço e sangramento da gengiva.

Qual a importância da vitamina C?

A vitamina C é muito importante para a saúde como um todo, seja devido a sua ação no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção e combate de doenças ou no controle da pressão arterial. Entre os principais benefícios da vitamina C, destacam-se:

  1. Saúde da pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na produção de colágeno. Desta maneira, a vitamina C possui influência na regeneração da pele, fazendo com que as feriadas e machucados cicatrizem de maneira mais rápida.

Além disso, a vitamina C também é importante para a saúde da pele e para prevenção do envelhecimento precoce, evitando e ajudando a tratar rugas, linhas de expressão, estrias, entre outros.

  1. Combate a anemia

Como a vitamina C favorece diretamente a absorção do ferro presente nos alimentos pelo organismo, ela também ajuda a prevenir e combater a anemia. O que acontece é que esse tipo de vitamina auxilia na formação de hemoglobina, que é a responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Um dos grandes benefícios de bons níveis de vitamina C é o fortalecimento imunológico, responsável pela proteção do organismo contra microrganismos invasores, como vírus, bactérias e fungos.

Um sistema imunológico forte previne uma série de doenças, das mais leves às mais graves.

  1. Diminui o colesterol ruim

O LDL é o colesterol popularmente conhecido como “colesterol ruim” e que em níveis descontrolados pode causar uma série de doenças, como aterosclerose, derrame e infarto.

Bons níveis de vitamina C no organismo ajudam no controle e na diminuição do colesterol ruim devido as propriedades antioxidantes desta vitamina.

  1. Ajuda no controle da pressão arterial

A vitamina C também é importante para a saúde do coração. Devido às suas propriedades antioxidantes, ela consegue promover o aumento dos níveis de óxido nítrico no corpo, de modo que a circulação do sangue melhora e o controle da pressão arterial se torna possível.

  1. Ajuda na prevenção do câncer

Diversos estudos e pesquisas demonstram que a vitamina C está associada a diminuição do risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama e de próstata. Isso é possível devido ao poderoso efeito antioxidante da vitamina.

  1. Favorece a memória e a cognição

A vitamina C exerce papel importante na produção e na liberação da dopamina, o que aumenta a sensação de bem estar e melhora o sono, a memória e o aprendizado.

  1. Protege as células do sistema nervoso

Devido ao seu efeito antioxidante, a vitamina C também é importante na proteção das células do sistema nervoso, diminuindo o estresse oxidativo e possíveis inflamações. Desta maneira, ocorre a prevenção de diversas doenças, como Alzheimer e Parkinson.

  1. Reduz os sintomas de gripes e resfriados

Um dos benefícios mais populares da vitamina C é em relação à gripes e resfriados. Na realidade, esse tipo de vitamina ajuda não só na cura, mas também atua na prevenção do desenvolvimento de pneumonia e infecções pulmonares.

Quais alimentos possuem vitamina C?

São diversos os alimentos fontes de vitamina C, como: caju, acerola, goiaba, abacaxi, limão, rúcula, brócolis, cenoura, pimentão, espinafre, laranja, mamão, kiwi, tangerina, melancia, couve, morango, melão, entre outros.

Qual a quantidade de vitamina C indicada?

A quantidade ideal de vitamina C vai variar de acordo com a idade, sexo e também com características pessoais. Fumantes, por exemplo, são uma categoria que, independente do sexo e da idade, precisam de um consumo diário maior de vitamina C.

No geral, para homens com 19 anos em diante, o indicado é 35g de vitamina C diariamente. Já para mulheres com 19 anos em diante, a quantidade passa para 75mg. Para grávidas, a quantidade diária recomendada geralmente é maior.

Para saber a quantidade ideal de vitamina C, a melhor alternativa é uma consulta com médico ou nutricionista, que poderá analisar cada situação individualmente e indicar o suplemento de vitamina C em caso de necessidade, entre outros.

Para quem o suplemento de vitamina C é indicado?

A suplementação de vitamina C pode ser indicada em diversos casos, como por exemplo, se a pessoa tiver dificuldade de cicatrização ou sintomas como inchaço, hemorragia nas gengivas, dores nas articulações, entre outros.

Além disso, a suplementação também é frequentemente recomendada para gestantes tabagistas, gestantes com pré-eclâmpsia, atletas de alto rendimento, indivíduos com deficiência de ferro, crianças que não se alimentam da maneira correta, adultos com rotina corrida que não conseguem se alimentar da maneira correta, pessoas com restrições alimentares, entre outros.

O suplemento de vitamina C também pode ser indicado para indivíduos com diabetes, problemas oculares, pressão alta e fumantes.

Procure indicação do médico ou nutricionista para avaliação da necessidade da suplementação de vitamina C. É o profissional que poderá realizar testes, assim como recomendar dosagem, melhores horários para ingestão e outros detalhes.

Qual o melhor suplemento de vitamina C?

Na realidade, o mais importante na hora de adquirir o suplemento de vitamina C é prestar atenção no fabricante e revendedor. A eficácia da vitamina, seja em pó ou comprimido, está diretamente relacionada com a sua qualidade e, por isso, prefira sempre fabricantes e revendedores com boa reputação e comprometidos com alto padrão de qualidade. 

Excesso e deficiência de vitamina C: o que pode causar?

O excesso de vitamina C pode causar diarreia, náusea, dores abdominais e reações alérgicas. Já a deficiência da vitamina pode provocar uma doença chamada escorbuto, que possui sintomas como atraso no crescimento infantil, manchas vermelhas e roxas na pele, inflamação e sangramento da gengiva, entre outros.

Samira Chalom

Redatora Freelancer

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.