Suplemento ajuda a se ter um sono mais profundo, estável e reparador
O que é melatonina?
Melatonina é um hormônio produzido de maneira natural pelo organismo, em que a sua principal função é a regulação do ciclo circadiano, o que faz com que haja o estímulo ao sono no final do dia. Além disso, esse hormônio ajuda no bom funcionamento do organismo em geral, tendo também função antioxidante.
A produção de melatonina pelo corpo acontece no final do dia, momento em que os estímulos luminosos são menores e acontece também a diminuição do metabolismo. É exatamente por este motivo que é sempre recomendado que não haja estímulos luminosos na hora de dormir, assim como sonoros. Quando há estímulos destes tipos, inclusive os que afetam o olfato, é possível que a produção de melatonina seja prejudicada.
Apesar de ser produzido de maneira natural pelo organismo, a melatonina também pode ser suplementada. Esse tipo de suplemento é bastante indicado para adultos ou idosos que possuem dificuldade em dormir ou distúrbios de sono em geral. Tal suplementação deve ser ingerida sob orientação médica, conforme análise das necessidades e características de cada pessoa.
Vale dizer, ainda, que a melatonina pode ser encontrada em alguns alimentos, como tâmaras, grão de bico, cereais integrais, cereja, leite de amêndoas, nozes, entre outros.
Quais sãos os benefícios da melatonina?
A melatonina oferece alguns benefícios bastante interessantes e que contribuem para o bom funcionamento do corpo em geral. Entre os principais benefícios deste hormônio:
Melhora a qualidade do sono
A melatonina tem relação direta com a qualidade do sono e, por isso, uma boa quantidade do hormônio diminui de maneira significativa as chances de insônia.
Além disso, para indivíduos que possuem distúrbios de sono, a suplementação de melatonina pode ser indicada. Também vale citar que, em crianças, a melatonina diminui o tempo necessário para que elas adormeçam.
É um antioxidante
É importante destacar, também, que a melatonina possui ação antioxidante. Ela contribui para que o sistema imunológico fique mais forte, além de ajudar na prevenção de diversas doenças e no controle de doenças psicológicas.
No geral, a suplementação de melatonina pode ser indicada para ajudar no tratamento de algumas doenças devido ao seu efeito antioxidante, como: glaucoma, retinopatia, degeneração muscular, fibromialgia, Alzheimer, entre outros.
Contribui para a melhora da depressão sazonal
A depressão sazonal acontece no inverno e pode provocar uma série de sintomas, como aumento do apetite, dificuldade de concentração, sensação de sono maior do que o comum, tristeza e desânimo. Trata-se de um tipo de transtorno mais comum entre indivíduos que vivem em locais em que o inverno é longo.
Como a melatonina ajuda na regulação do ciclo circadiano, ela também contribui para a diminuição dos sintomas da chamada depressão sazonal.
Contribui para a redução da acidez do estômago
Um dos benefícios menos conhecidos da melatonina é que o hormônio ajuda na redução da produção de ácido no estômago, diminuindo as chances de refluxo gastroesofágico. Para o tratamento dessa condição, portanto, a suplementação de melatonina pode ser indicada pelo médico.
Como tomar melatonina
A melatonina pode ser consumida na forma de suplemento, principalmente para regular o sono e outras funções do organismo, mas é sempre importante lembrar sobre a necessidade de orientação médica. Em relação a quantidade, vale destacar que ela pode variar de pessoa para pessoa, mas, no geral, o recomendado é de 0,21 mg diariamente para adultos com mais de 19 anos. O hormônio pode ser encontrado em forma de gota ou comprimido e, na maioria das vezes, deve ser ingerido 1 ou 2h antes de se deitar.
Durante o dia, a suplementação de melatonina não é, normalmente, recomendada. Isso acontece porque pode acabar gerando a desregulação do ciclo circadiano, de modo que o indivíduo pode acabar sentindo sono durante o dia e não conseguindo dormir durante a noite.
Existem efeitos colaterais da suplementação de melatonina?
Não são comuns os efeitos colaterais relacionados a suplementação de melatonina. Porém, entre os efeitos colaterais, mesmo raros, que podem surgir: fadiga, sonolência excessiva durante o dia, ansiedade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, piora da depressão, entre outros. Em crianças, um dos efeitos colaterais raros, porém possíveis, são as crises convulsivas.
Antes de incluir qualquer tipo de suplementação em sua rotina, inclusive a melatonina, procure por orientação médica. Desta maneira será possível saber das suas reais necessidades, a quantidade exata e também se esse é o suplemento mais indicado para o seu caso específico.
A importância de uma noite bem dormida
Insônia, distúrbios de sono e noites mal dormidas são mais comuns do que a gente imagina e fazem muitas pessoas terem a qualidade de vida afetada. Atualmente, são diversos os motivos que contribuem para a diminuição da produção de melatonina e, consequentemente, da qualidade de sono, como o uso dos celulares antes de dormir, ansiedade, preocupação excessiva, alimentação desregulada, entre outros.
Independente do motivo, é importante dizer que noites mal dormidas impactam na saúde no geral, fazem com que a qualidade de vida seja afetada e podem até mesmo contribuir para o desenvolvimento de doenças. Porém, a boa notícia é que a suplementação de melatonina pode ajudar bastante.
Entre as vantagens de noites bem dormidas, podemos citar: melhora da memória e do humor, manutenção do sistema fisiológico e neurológico, mais bem estar e disposição, rejuvenescimento da pele, redução do estresse e da ansiedade, controle do apetite, contribuição para o sistema imunológico, entre outros.
Se você está tendo problemas para dormir, a suplementação com melatonina é uma alternativa a ser analisada, já que contribui diretamente para um sono profundo, estável e reparador. Vale dizer, ainda, que os efeitos da melatonina podem ser potencializados com bons hábitos, como, por exemplo, evitar o uso de telas antes de dormir, manter uma alimentação saudável, evitar situações de estresse e “montar” um ambiente propício para que o sono seja melhorado.
Lembre-se sempre que a suplementação de melatonina precisa ser de fabricantes reconhecidos em sua área de atuação e de revendedores confiáveis, para que assim se garanta a qualidade do suplemento. Sem dúvidas, a qualidade do suplemento está diretamente ligada com a sua eficácia.
Deixe um comentário