Início » Blog » Magnésio: O que é e quais os benefícios

Magnésio: O que é e quais os benefícios

Mineral exerce importante função no organismo, como na ajuda ao controle dos níveis de açúcar no sangue

O que é magnésio?

Magnésio é um mineral que exerce uma série de funções no organismo, como alívio de dores musculares, alívio da azia, controle dos níveis de açúcar no sangue, regulação da função nervosa, entre outros.

Esse tipo de mineral é encontrado em diversos alimentos, como sementes, aveia, banana e leite. Em casos de deficiência ou de problemas ou objetivos específicos, a suplementação de magnésio pode ser indicada por médicos e nutricionistas.

Entenda a importância do magnésio para o organismo

O magnésio é um importante mineral para o organismo, ajudando em seu funcionamento de maneira saudável como um todo. Entre os principais benefícios do magnésio, podemos citar:

Melhora do desempenho físico

Trata-se de um mineral muito relevante para a contração muscular. Por isso, é bastante recomendado para atletas e praticantes de atividades físicas com o intuito de diminuição das câimbras e auxílio na recuperação dos músculos.

Previne a osteoporose

Como o magnésio ajuda na produção de hormônios que aumentam a formação óssea, ele também auxilia na prevenção da osteoporose e de outras doenças.

Ajuda no controle do diabetes

Um dos benefícios do magnésio no organismo é o auxílio no controle do diabetes. Isso acontece porque o mineral atua na regulação do transporte do açúcar no sangue. Lembre-se da importância de consulta com médico ou nutricionista antes de incluir suplementos em sua rotina.

Diminui o risco de doenças cardíacas

O magnésio atua na diminuição do acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos e, desta maneira, contribui para diminuição do risco de doenças cardíacas, além de melhorar o controle da hipertensão.

Alivia a azia e a má digestão

Quando usado, principalmente na forma de hidróxido de magnésio, o mineral ajuda no alívio da azia e da má digestão, que podem incomodar bastante. Geralmente, o hidróxido de magnésio está presente em fórmulas de laxantes e antiácidos.

Melhora o humor

Esse é um dos benefícios menos conhecidos do magnésio: o seu poder de melhorar o humor. O mineral está relacionado com a produção de serotonina e ajuda na diminuição da ansiedade, do estresse e dos sintomas da depressão. O resultado é mais bem estar, físico e mental, o que ajuda nas mais diferentes áreas da vida.

Potencializa as funções do cérebro

Bons níveis de magnésio no organismo contribuem para uma melhora no aprendizado e para a memória, seja de curta ou longa duração. Isso acontece porque a neuroplasticidade é favorecida com a absorção desse mineral, potencializando assim a atividade cerebral.

Previne a enxaqueca e as dores de cabeça

O magnésio atua nos vasos sanguíneos do cérebro e, por este motivo, auxilia na prevenção de dores de cabeça e enxaqueca, que podem ser frequentes, por diversos motivos, além de incomodar bastante.

Ameniza cólicas e sintomas de TPM

Estudos e pesquisam apresentam indícios de que a suplementação de magnésio ajuda na redução das cólicas menstruais, assim como nos sintomas da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM.

Quais alimentos possuem magnésio?

Existe uma série de alimentos que são ricos em magnésio, como: feijão lentilha, aveia, trigo integral, arroz integral, abacate, banana, kiwi, brócolis, abóbora, couve, espinafre, semente de abóbora, semente de girassol, amêndoas, avelã, amendoim, carnes, café, entre outros.

Qual a quantidade ideal de magnésio para se ingerir diariamente?

A quantidade de magnésio recomendada diariamente depende diretamente do gênero e da idade. Além disso, mulheres grávidas ou em período de amamentação, muitas vezes, precisam de uma quantidade maior do mineral.

No geral, a quantidade para mulheres adultas com mais de 31 anos é de 320mg. Já para homens adultos, 420mg de magnésio diariamente é a quantidade indicada. Para crianças de 4 a 8 anos, por exemplo, 130mg tanto para meninas quanto para meninos.

A melhor maneira de avaliar a quantidade de magnésio para cada individuo e para indicação de suplementação em caso de necessidade, é a consulta com médico ou nutricionista.

Suplementação de magnésio: quando é indicada?

A suplementação de magnésio é indicada, principalmente, quando há deficiência desse mineral, que pode ocorrer por uma série de fatores, como má alimentação, atividade física exagerada sem reposição adequada de nutrientes, estresse, picos de ansiedade, álcool, tabagismo, entre outros.

Entre os sintomas da falta de magnésio no organismo: arritmia cardíaca, fraqueza, fadiga, perda de apetite, vômito, náuseas,  alterações frequentes de humor, câimbras, tontura, hiperacidez, insônia, ansiedade, hiperatividade, agitação, cefaleias, perturbações da tensão arterial, espasmos nas pálpebras, entre outros.

É muito importante que a suplementação de magnésio seja indicada pelo médico ou nutricionista, que poderá, ainda, recomendar suplementos multivitamínicos, ou seja, que possuam magnésio, além de outros nutrientes.

Entre as formas mais comuns de encontrar magnésio em suplementos: magnésio quelato, lactato de magnésio, aspartato de magnésio e citrato de magnésio.

Também vale dizer que o excesso de magnésio pode causar sintomas como náuseas, vômitos, visão dupla, sonolência, fraqueza, queda da pressão arterial, alterações na função renal, problemas respiratórios, entre outros.

Como saber se o suplemento de magnésio é de qualidade?

A indicação é sempre adquirir suplemento de magnésio de fabricantes e revendedores que sejam comprometidos com alto padrão de qualidade, já que a eficiência do suplemento está diretamente ligada com a sua qualidade.

Existe melhor horário para tomar magnésio?

Na realidade, o melhor horário para se tomar magnésio pode variar de acordo com a indicação do médico ou nutricionista. Em alguns casos, por exemplo, pode não ser indicado ingerir a suplementação de magnésio junto com as refeições, para que a acidez gástrica não sofra influências.  

Suplemento de magnésio pode engordar ou emagrecer?

Não há qualquer estudo ou pesquisa que comprove que a suplementação com magnésio engorde. Em forma de cloreto de magnésio, há estudos que apontam para uma contribuição no processo de emagrecimento, já que ele inibe o estresse inflamatório e oxidativo das células, que está relacionado com a obesidade.

Samira Chalom

Redatora Freelancer

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.