Início » Blog » Ácido hialurônico: O que é e quais os benefícios

Ácido hialurônico: O que é e quais os benefícios

Ácido é um dos preferidos para tratar rugas e linhas de expressão

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é produzido de maneira natural pelo corpo humano, sendo encontrado em quantidades mais significativas na pele, nos olhos e nos tecidos conjuntivos. Esse tipo de ácido ficou mais popular devido aos seus benefícios relacionados ao rejuvenescimento da pele, porém, as vantagens do ácido hialurônico vão além disso.

A principal função do ácido hialurônico está relacionada a retenção de água, de modo que mantém os tecidos hidratados e lubrifica as articulações. É normal que haja uma queda da produção de ácido hialurônico no organismo conforme se envelhece. 

Em relação especificamente à pele, o ácido hialurônico pode ser usado com o objetivo de redução das linhas de expressão e das rugas. Além disso, também é usado em preenchimentos labiais e para o tratamento de alguns problemas, como olho seco. 

Esse tipo de ácido pode ser encontrado em diversas formas, como em gel, creme cápsulas, solução oral ou colírio. O recomendado, sempre, é que o ácido hialurônico seja usado apenas sob indicação de profissional. Como ele pode ser indicado para diversas situações, o profissional que poderá indicar tratamento com esse tipo de ácido pode variar, sendo, por exemplo, o dermatologista, o cirurgião plástico, oftalmologista, entre outros.

Quais são os benefícios do ácido hialurônico?

O ácido hialurônico, como falamos anteriormente, pode ser indicado em uma série de casos, como, por exemplo:

  • Promover o rejuvenescimento da pele;
  • Manter a pele hidratada, reduzindo o ressecamento;
  • Melhorar a elasticidade da pele;
  • Diminuir a flacidez;
  • Para preenchimento labial;
  • Redução de rugas e linhas de expressão;
  • Redução de olheiras;
  • Alívio de dor de aftas ou úlceras na mucosa da boca;
  • Correção de cicatrizes causadas por acne;
  • Pode ser injetado nas articulações para tratamento de osteoartrose ou artrite;
  • Pode ser aplicado nos olhos para tratamento de olho seco ou durante a cirurgia de catarata. 

Como o ácido hialurônico pode ser usado 

Na realidade, o uso do ácido hialurônico vai depender do objetivo, já que ele pode ser indicado para uma série de situações. 

O ácido hialurônico injetável, por exemplo, é em forma de gel e indicado para o tratamento de rugas e linhas de expressão, que são, na maioria das vezes, nos cantos da boca, ao lado dos olhos e na testa. Pode ser usado também para preenchimento labial, correção de olheiras e aplicado nas articulações para tratamento de artrite e outros problemas. 

Já o creme de ácido hialurônico é indicado para a hidratação da pele, retendo água e fazendo com que a aparência da pele fique mais homogênea e firme. Geralmente, é um produto indicado para ser usado por mulheres e homens que possuem mais de 40 anos. 

O ácido hialurônico em cápsulas ou comprimidos também são uma alternativa bastante indicada devido ao seu efeito antienvelhecimento. As cápsulas de ácido hialurônico ajudam a reparar os tecidos e deixam a pele mais jovial e com mais elasticidade. Além disso, as cápsulas também podem ser indicadas para o tratamento de problemas nos olhos, ossos, entre outros. 

Também existe a solução oral de ácido hialurônico, que normalmente é usado para a redução da dor causado por aftas e úlceras na boca. Esse tipo de forma do ácido hialurônico funciona como uma proteção na mucosa oral.

Por fim, existe o ácido hialurônico colírio, que é indicado, geralmente, para olhos secos, ajudando na lubrificação e aliviando sintomas que podem incomodar bastante, como coceira. 

Para quem o ácido hialurônico não é indicado

Independente da forma do ácido hialurônica, é muito importante que ele só seja utilizado sob orientação médica. É o profissional que poderá avaliar cada pessoa de maneira individual e indicar quais são as melhores soluções e, até mesmo, se o ácido hialurônico é a melhor alternativa. 

O ácido hialurônico em cápsulas ou suplementos não é recomendado para mulheres grávidas, em amamentação ou para indivíduos que possuem histórico de câncer. Em creme, não deve ser usado por pessoas que tem esclerodermia. Pessoas com alergia à substância também precisam ter atenção redobrada. 

Entenda um pouco mais sobre o ácido hialurônico em cápsulas e como tomar

É normal que aconteça a diminuição da produção de ácido hialurônico conforme as pessoas vão envelhecendo, aumentando assim os problemas articulares e também o surgimento de rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico em cápsulas pode ser recomendado pelo médico, ajudando a combater e prevenir as rugas, assim como alterações nas articulações. Além disso, o ácido hialurônico em cápsulas:

  • Evita o surgimento de sinais de envelhecimento;
  • Atua na regeneração da pele, diminuindo as rugas e as manchas que podem ser causadas por uma série de fatores;
  • Alivia as dores articulares, pois melhora a lubrificação das articulações;
  • Evita o desenvolvimento de algumas doenças, como osteoartrite, osteodistrofia e artrite reumatoide. 
  • Melhora a cicatrização da pele, facilitando sua hidratação e a eliminação das toxinas. 

Qual a quantidade de ácido hialurônico indicada para ser tomada diariamente?

A quantidade diária de ácido hialurônico a ser ingerida vai depender de cada caso e da indicação médica. No geral, a ingestão de cápsulas de 50 a 250mg de 2 a 5 vezes por dia é o recomendado. Em relação aos horários, é comum que a indicação seja para ingestão antes ou durante as refeições.

Como saber se o suplemento de ácido hialurônico é de qualidade?

Cápsulas de ácido hialurônico, assim como qualquer outra forma do ácido, precisam ser de qualidade para que cumpram com os seus objetivos e possuam eficácia. Por isso, opte sempre por marcas confiáveis e por fabricantes que sejam reconhecidos em sua área de atuação. Desconfiar de preços muito abaixo do mercado também é uma excelente dica, além de não confiar, de maneira alguma, em fórmulas caseiras. 

Samira Chalom

Redatora Freelancer

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.